Postagens populares

quinta-feira, 3 de março de 2011

Gestão Educacional

Bom,todo mundo sabe,que esse cantinho é bem didático e pedagógico,né??Enfim,vamos à um "cadim" de cultura.
O site Gestão Educacional,é tudo de bom.Ótimo para pesquisas e Trabalhinhos.

http://www.gestaoeducacional.com.br/canal_ver_materia.php?materia=o_que_falta_nas_escolas.htm&images=gestao_educar


Segue uma matéria legal,para dar uma idéia.
Fui


O que falta nas escolas
Júlio Clebsch

Nessa época em que se discute os avanços da tecnologia, as inteligências múltiplas, inúmeras novas teorias em educação, é fácil uma escola perder seus princípios, sua razão de ser. Evite que isso aconteça em sua instituição de ensino, fique de olho nesses fatores:
FOCO

Escolas deveriam ser um centro de aprendizagem. Em vez disso, espera-se agora que os professores resolvam todos os problemas da sociedade brasileira, melhorem a economia, acabem com as injustiças, funcionem como monitores de creche, transformem seus estudantes em pessoas de bom caráter e cidadãos exemplares, diminuam a desigualdade social e resolvam a questão indígena. Todos esses itens são válidos e merecem todos os cuidados, mas as escolas precisam parar de pedir que seus professores solucionem todos os novos problemas que aparecem na sociedade. Concentre-se em poucos temas de cada vez.


COLABORAÇÃO

O aprendizado ocorre melhor em um ambiente de colaboração , sem barreiras artificiais de hierarquia e burocracia. Entretanto, costuma ocorrer o contrário com a estipulação de regras quase militares para a comunicação e discussão de novas idéias. Dessa maneira, não é de se espantar que a maioria das instituições seja um deserto de idéias e iniciativas. Facilite a troca de idéia entre níveis hierárquicos e entre docentes e discentes.


MOMENTOS X PROCESSOS

Imagine colocar um termômetro na rua em um dia qualquer de julho e, de posse do resultado, dizer como foi o inverno inteiro aquele ano. O mesmo acontece em nossas escolas. Esperamos que um teste, que a resposta à dez perguntas, nos informe tudo sobre como a classe está indo, o que é preciso mudar, o que nossos estudantes não entenderam e outros fatores.

O aperfeiçoamento do ensino é contínuo e não depende de um teste ou avaliação. Tente perceber, todos os dias, o que está acontecendo em sua sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário